Bombeiros da Madalena: "A associação está a pagar para fazer resgates na montanha do Pico"
Na montanha mais alta de Portugal, no Pico, Açores, o número elevado de resgates tem vindo a aumentar todos os anos e a corporação de bombeiros local, que dispõe de uma equipa própria especializada, composta por sete elementos, debate-se com escassez de meios financeiros para dar resposta às missões.
Corpo do artigo
O Governo Regional do Açores apoia as operações há vários anos, através de um protocolo anual que, em 2023, contemplou uma verba de 35 mil euros. Mas a Comandante dos Bombeiros Voluntários da Madalena, Lisa Melo, afirma que, face ao aumento de resgates a cada ano, aquela corporação tem de fazer uma gestão apertada dos fundos disponíveis.
“Neste momento, a associação está a pagar para fazer resgates”, disse ao Jornal de Notícias esta segunda-feira, dia em que decorria mais uma operação na montanha.