A corporação quer assegurar a renovação geracional e formar jovens "conscientes, responsáveis e comprometidos com os valores da cidadania".
Corpo do artigo
Os Bombeiros Voluntários de Guimarães (BVG) vão abrir uma escola de infantes e cadetes, destinada a crianças e jovens entre os 10 e os 16 anos. O novo projeto contempla 25 vagas e as inscrições estão abertas até ao dia 1 de setembro. A abertura da escola surge como resposta à grande procura das atividades dos chamados "bombeirinhos", promovidas regularmente pela corporação vimaranense.
As inscrições deverão ser feitas presencialmente no quartel dos BVG. Contudo, poderá ser realizada uma pré-inscrição através de um link que será divulgado nas redes sociais.
Segundo o comunicado o presidente da direção dos BVG, João Pedro Castro, "o projeto surge de forma natural e consequente com a elevada procura que temos registado nas atividades dos chamados "bombeirinhos", o que demonstra o entusiasmo e o interesse das famílias e das crianças em integrar este universo". Segundo este dirigente, "a adesão espontânea reforça a pertinência da criação de uma estrutura mais estável e organizada que canalize essa motivação e a transforme num verdadeiro percurso de aprendizagem e crescimento das crianças e jovens",
A escola de cadetes e infantes "tem como missão formar crianças e jovens conscientes, responsáveis e comprometidos com os valores da cidadania, solidariedade e serviço à comunidade, promovendo, desde cedo, o espírito de entreajuda, disciplina, respeito e liderança", aponta o comandante dos BVG, Luís Andrade.
Renovação geracional
O projeto é "de extrema relevância para a corporação, pois permite assegurar a continuidade geracional, despertar vocações e promover o sentimento de pertença à instituição", considera João Pedro Castro. "Através da integração progressiva dos mais jovens nas dinâmicas da associação, reforça-se o futuro da corporação com elementos motivados e formados desde tenra idade nos valores que regem a nossa missão", acrescenta.
A carreira de bombeiro pode começar aos seis anos, como infante, e continuar, aos 14, na categoria de cadete, até atingirem os 18 anos, quando se tornam estagiários. Inicialmente, os BVG só vão admitir crianças a partir dos 10 anos.