Os Bombeiros Voluntários de Valença resgataram uma cegonha, que se encontrava atolada em areia devido às chuvadas que se têm feito sentir. Segundo relata a própria corporação numa publicação na sua página de Facebook, a operação de salvamento aconteceu esta quinta-feira de manhã<br/> na freguesia de Cerdal, após ter sido recebido um alerta "para uma situação envolvendo uma ave que se encontraria enterrada num banco de areia".
Corpo do artigo
Foram mobilizados meios para o local, numa ação acompanhada pelo segundo Comandante dos Bombeiros de Valença, Filipe Moreira. "A ave de grande porte encontrava-se enterrada numa zona de acumulação de areias e que devido às fortes chuvas que se têm feito sentir, estava parcialmente submersa e com dificuldade em se soltar por si só", descreve a publicação, adiantando que para a resgatar "foi necessária a adoção de manobras com recurso às escadas de lanços, pois o piso encontrava-se movediço e a ave encontrava-se numa zona praticamente inacessível para os veículos assim como para os nossos operacionais apeados".
https://www.facebook.com/bombeiros.valenca.1608/photos/pcb.5775191999158063/5775169815826948/
Fonte dos Bombeiros disse ao JN que a ave se tratava de uma cegonha ainda jovem, que acabou por ser devolvida ao seu habitat natural.