Elementos de várias corporações estão no Cais de Gaia, neste fim de semana, a participar na prova "Bombeiro de Ferro". O desafio tem quatro etapas, entre esforço e resistência, terminando num circuito urbano até ao Jardim do Morro. Entre os participantes, faz-se uma provocação: "Acho que o Governo devia experimentar".
Corpo do artigo
As palavras de apoio ouvem-se a largos metros de distância: "Vai, força. Vai que é tua". Junto ao rio, no Cais de Gaia, há dois bombeiros em cada uma das quatro etapas da prova e a dificuldade começa a sentir-se. "Não tenho força nas costas", queixa-se uma bombeira, enquanto tenta levantar um manequim de 80 quilos. Antes teve de fazer mover com um martelo uma barra de ferro com 70 quilos e, depois de conseguir carregar o boneco, teria de fazer um percurso enquanto segurava num bidão de 42 quilos. E esta era só a segunda fase da prova do "Bombeiro de Ferro". O desafio prolonga-se até às 16 horas deste domingo.
Tiago Duarte, 32 anos, já concluiu o desafio. Faz parte do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa há quase seis anos e é a primeira vez que participa de forma individual na prova do "Bombeiro de Ferro". Se lhe perguntamos em qual das etapas sentiu maior dificuldade, reconhece: "Em todas. A prova tem logo uma certa dificuldade no início, se não também não conseguíamos testar-nos".