Os Bombeiros Voluntários Famalicenses venceram o Quartel Electrão com 65871 quilos de lixo eletrónico recolhido. Vão receber uma ambulância de transporte de doentes.
Corpo do artigo
A campanha nacional Quartel Electrão desafiou as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários e as comunidades locais a reunirem a maior quantidade possível de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos e Resíduos de Pilhas e Acumuladores. Quem mais recolheu é agora premiado.
Em apenas três meses, as 150 corporações participantes no Quartel Electrão conseguiram recolher 1072 toneladas, onde se incluem 15 toneladas de lâmpadas e oito toneladas de pilhas. Os resíduos serão agora, encaminhados para tratamento e reciclagem através da Rede Electrão.
Além dos Bombeiros Famalicenses também a Associação Humanitária de Marco de Canaveses e a de Lordelo arrecadaram o primeiro prémio de recolha de pilhas e lâmpadas. Foi-lhes atribuído um equipamento de proteção individual no valor de 2000 euros e um de 1000 euros, respetivamente.
Foram, ainda atribuídos cinco cartões pré-pagos de combustível no valor de mil euros cada, às corporações que mais resíduos recolheram: bombeiros de Pampilhosa, Pinhelenses, Santa Comba Dão, Fornos de Algodres, Figueiró dos Vinhos, Marco de Canaveses e Lordelo.
A Rede Electrão é gerida pela Amb3E, uma associação que gere resíduos elétricos e eletrónicos e de segmentos de pilhas e acumulados.