Bombeiros feridos: “Fiquei debaixo dos destroços com tudo em cima de mim”
“Fiquei debaixo dos destroços com tudo em cima de mim”. É o testemunho Vítor Oliveira, de 57 anos, um dos cinco bombeiros de Barcelinhos que ficaram feridos, há cerca de uma semana, num acidente de viação quando iam combater um fogo.
Corpo do artigo
Vítor Oliveira, de 57 anos, comandava a equipa que seguia na viatura que se despistou e, ainda carregando as mazelas do sinistro, contou ao JN como foram vividos aqueles momentos. “Não íamos com muita velocidade até porque víamos que já estavam meios aéreos no incêndio e o fumo já começava a sair mais claro”, começa por contar o subchefe, bombeiro voluntário há 36 anos. “Depois de uma curva, o carro começou a inclinar e caiu para o meu lado”, conta o operacional.
Apesar de estar encarcerado, Vítor Oliveira manteve sempre a calma e preocupado com a equipa. “Perguntei-lhes se estavam bem e a Rosa [outra operacional] disse que não conseguia respirar. Pedi para lhe desapertar o casaco e ela já ficou melhor. Mantive sempre a calma e foi muito importante para os mais novos”, explica, antes de completar: “Se eu entro em stress, eles também entravam. Os anos de bombeiro e as formações ajudam a lidar com estas situações”.