Uma idosa foi salva de um incêndio, na manhã de ontem, pelos Bombeiros Voluntários de Pedrouços. A senhora, que estava sozinha e acamada, foi levada ao hospital por precaução e, a meio da tarde, teve alta.
Corpo do artigo
Filipe Ribeiro, bombeiro estagiário desde julho, tinha acabado de engraxar as botas. Miguel Nogueira, bombeiro de 3.ª classe, estava a lavar a viatura usada no fogo da noite anterior quando notou um fumo estranho perto do quartel. Alertou os companheiros e desceram a rua.
Algumas centenas de metros abaixo, na Avenida Nossa Senhora da Natividade, as chamas que tinham deflagrado nas traseiras alastravam à pequena casa térrea. O fumo negro invadia a habitação.
Para entrar, os bombeiros tiveram de estroncar a janela. "Até ao murro foi", confessa Rosa Oliveira, veterana com 13 anos de serviço. "Tínhamos a indicação de que poderia haver duas vítimas na casa", recorda a bombeira de 1.ª classe. "Às apalpadelas", foram à procura. Deram rapidamente com a idosa na cama e ligada ao ventilador. Verificaram que, além do cão, não havia mais ninguém em casa. O marido e o filho da idosa tinham ido nessa manhã ao hospital.
Dois homens trataram da idosa e levaram-na ao hospital. Os restantes ocuparam-se do incêndio que em pouco tempo foi dominado e extinto. Estiveram na operação duas viaturas de combate a incêndios, uma ambulância de socorro, ambas de Pedrouços, e uma viatura de transporte de água dos Voluntários da Areosa/Rio Tinto.
"Muito gratificante"
Ao início da tarde, quatro dos bombeiros que tinham estado no incêndio dessa manhã tinham finalmente uns minutos para descansar. "A gente aqui não para. Quando para não é normal", explicava Rosa. "Eu ainda disse que não ia engraxar as botas hoje, mas engraxei. É certinho. Sempre que o faço há um fogo", dizia Filipe.
Mesmo cansados, o sentimento era de dever cumprido. "É das coisas mais gratificantes que há", garantia Rosa. Os 35 elementos da corporação pensam o mesmo. E têm no pátio um moderno carro de combate a incêndios urbanos "muito mais bem preparado" prestes a estrear. Faltam só algumas formações para sair à rua.