Os Bombeiros Voluntários de Cete, no concelho de Paredes, estão a celebrar 100 anos e o ponto alto das comemorações acontece este sábado, o dia de aniversário, com a bênção de 16 novas viaturas e a inauguração das obras de requalificação do quartel, que representaram um investimento de cerca de 700 mil euros.
Corpo do artigo
“É um orgulho muito grande fazer parte desta data tão importante, ser presidente quando os Bombeiros Voluntários de Cete celebram o seu centenário”, disse Evandro Sousa, presidente da direção da associação, destacando o facto de, apesar da longa vida, tratar-se de uma associação “financeiramente estável” e com um corpo ativo - composto por 80 operacionais, apoiados por 35 veículos – empenhado e dedicado à instituição.
E desta tão longa história, o presidente destaca o atual momento e as homenagens que têm sido feitas aos bombeiros no âmbito do aniversário, mas também os elementos do quadro de honra que não foram esquecidos nesta data. “Para valorizar o futuro temos que ter sempre presente o passado”, observou.
A celebrar o aniversário desde o início do mês com várias atividades, o momento alto acontece este sábado à tarde, altura em que serão benzidos 16 veículos, “o resultado de uma conquista de cinco anos, durante os quais a direção trabalhou para melhorar o parque automóvel”. Também serão inauguradas as obras de beneficiação do quartel, um edifício com 25 anos, que nunca tinha sido intervencionado.
“O quartel foi renovado, fizemos obras nas camaratas masculinas, com vista a dar melhores condições aos nossos bombeiros. E vamos inaugurar essas obras, que representaram um investimento de cerca de 700 mil euros, dos quais 275 mil foram suportados pela Câmara Municipal de Paredes e o resto foi suportado por nós, pela associação e pelas pessoas que nos ajudam”, concluiu.