As feiras do Queijo e das Ervas Alimentares, dois certames promovidos anualmente em Borba (Évora), foram suspensos este ano como medida de contenção orçamental.
Corpo do artigo
Em declarações à Agência Lusa, o presidente da Câmara de Borba, Ângelo de Sá, adiantou que o executivo camarário decidiu "suspender este ano as duas feiras, por uma questão de contenção orçamental", mas mantém a intenção de organizar a Festa do Vinho e da Vinha.
A Feira do Queijo era habitualmente realizada durante a quadra da Páscoa na freguesia de Rio de Moinhos, o principal centro produtor de queijo do concelho, já as Ervas Alimentares eram o tema de uma feira que decorria regularmente em Maio na aldeia de Orada.
Para o autarca, a suspensão das feiras "não terá grande importância" em termos económicos para o concelho, uma vez que "os próprios produtores de queijo diziam que a feira contribuía pouco para o aumento das vendas".
"Quando um produto é bom, vende-se sempre", frisou, e "a câmara tinha de definir prioridades".
A Festa da Vinha e do Vinho, que está prevista para Novembro na sede de concelho, vai manter-se "pela sua antiguidade", assegurou o autarca alentejano, reconhecendo, contudo, que podem ocorrer alterações, em termos programáticos, do certame.