O artista plástico Bordalo II usou tinta vermelha para pintar os sinais alusivos à tauromaquia, no Campo Pequeno, em Lisboa. Já há dois anos se manifestara contra "taradinhos que têm prazer em fazer mal" aos animais.
Corpo do artigo
A pintura dos sinais, feita com uma lata de spray, foi partilhada pelo próprio, no Instagram, onde defendeu a ideia: "Que o Campo Pequeno sirva apenas para espetáculos não barbaró-labregos".
Em 2019, a pedido do PAN, a autarquia, então liderada pelo atual ministro das Finanças, Fernando Medina, tinha retirado o símbolo de toureiro e touro, tendo agora a mesma imagem sido reposta. Um dia depois, Bordalo II pintou-a, fazendo escorrer sobre ela tinta vermelha, em alusão ao sangue dos animais, derramado na arena.
Já em 2021, o artista se tinha posicionado como anti-tourada, tendo partilhado uma pintura de "autores desconhecidos" com a palavra "Não", em frente à Praça de Touros do Campo Pequeno. "Estamos em 2021 e não vejo nenhuma justificação para haver taradinhos que têm prazer em fazer mal, e outros que se excitam a ver alguém sofrer, até à morte", escreveu então.