Corpo do artigo
António Bota é de novo a aposta do PS para conseguir a vitória e um terceiro mandato, depois de um concludente triunfo em 2017, com quase 40 pontos percentuais de vantagem sobre o PSD, que volta a apostar em António Sebastião como candidato.
Sebastião foi presidente durante três mandatos (2001 a 2013) e vereador durante 27 anos, 15 dos quais pela CDU. Com a limitação de mandatos, o seu substituto no PSD foi incapaz de manter a liderança autárquica, também por causa de uma candidatura independente da área social-democrata.
O socialista António Bota fez dois mandatos sem qualquer contestação política interna e externa, mostrando estar "bem calçado" com vista a um terceiro mandato. As votações residuais de CDU e BE deixaram a nu a fragilidade política local destas formações, que até ao momento não anunciaram candidatos.
O independente Vítor Jacinto, um motorista de 66 anos, será o cabeça de lista da CDU à edilidade almodovarense, enquanto o Bloco de Esquerda candidata Ana Cristina Ferreira, uma professora de 42 anos.
No município de Almodôvar, que já conheceu seis presidentes, são eleitos cinco vereadores, tendo o PS conseguido quatro e o PSD um em 2017.