Cinco nadadores realizaram ontem, em menos de cinco horas, uma estafeta entre a ilha da Berlenga e o cais de Peniche. Em sentido contrário – entre a praia do Baleal e a Berlenga – nadaram Miguel Arrobas e Christian Andérica.
Corpo do artigo
O nadador olímpico Miguel Arrobas conhece bem as águas frias que unem a Berlenga a Peniche. Em 2007, acompanhado de Nuno Vicente, realizou a nado, e pela primeira vez, a travessia Berlengas-Peniche (cerca de 13 quilómetros). Mais tarde e antes de se aventurar na travessia do Canal da Mancha, nadou entre os Farelhões (Berlengas) e Peniche.
Ontem, apostou num novo desafio e escolheu por companhia o espanhol Christian Andérica.Em cerca de seis horas, os dois nadadores fizeram a ligação entre a praia do Baleal e as Berlengas.
O ritmo foi comandando por Miguel que, depois de meia hora de braçadas, afirmava sentir-se muito bem. Bem disposto, o nadador olímpico teve de abandonar a companhia do nadador espanhol, a meio do percurso, uma vez que o seu ritmo era mais lento. “Os ventos, correntes contra e a água muito fria” foram as principais dificuldades sentidas pelo duo.
Além de promover a candidatura da Berlenga às “sete Maravilhas Naturais de Portugal”, Miguel Arrobas transformou este desafio numa causa social, onde cada quilómetro percorrido permite que uma criança possa fazer um exame hospitalar. “Escolhi nadar por alguém, para que por cada quilómetro que nade, uma criança da Casa do Gaiato tenha acompanhamento hospitalar”, explicou Miguel, que se tornou num dos 13 embaixadores do projecto de responsabilidade social “Saúde Nova Geração”, que visa promover estilos de vida saudáveis e envolver jovens talentos em projectos de solidariedade, no âmbito da parceria que mantém com os Hospitais Privados de Portugal).
Antes de Miguel e Christian entrarem nas águas, já cinco nadadores caminhavam para a recta final da sua estafeta que ligou a Berlenga ao cais de Peniche.
Foi o primeiro a experimentar as águas frias do oceano. Eram 8.45 horas. Nuno Felício, 33 anos e engenheiro de profissão, nadou durante 30 minutos e no final garantiu que se sentia muito bem. A temperatura da água até estava “muito boa” e diz não ter tido grandes dificuldades.