Corpo do artigo
A cumprir o primeiro mandato à frente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues, 57 anos, volta a ser a aposta do PS nas autárquicas. A intenção dos socialistas é que o contabilista continue a liderar o município, que esteve muitos anos nas mãos do PSD. António José Domingues já tinha concorrido à liderança da Autarquia em 2009, mas então não conseguiu obter mais votos do que o candidato do PSD, Rui Rocha. Foi ainda deputado da Assembleia Municipal e candidato à presidência da Junta de Freguesia de Ansião.
Já os sociais-democratas voltam a escolher Célia Freire, professora de 46 anos, para reconquistar a autarquia. Presidente da Comissão Política Concelhia do PSD de Ansião, a vereadora sem pelouros foi vice-presidente de Rui Rocha, presidente do município nos dois mandatos anteriores e atualmente presidente da Comissão Política Distrital do PSD de Leiria. Nesta fase, ainda se desconhecem os candidatos dos outros partidos.
Nas últimas autárquicas, o PS obteve 49,6% dos votos, pelo que elegeu quatro elementos. O PPD-PSD teve uma votação de 40% e conquistou três lugares no executivo. O CDS-PP recolheu 2,7% dos votos e o PCP-PEV 2,3%. A percentagem de votantes foi de 63,3%.
Nídia Valente, 62 anos, será a cabeça de lista do PCP-PEV. Membro da Comissão Concelhia de Ansião do PCP, foi mandatária concelhia de João Ferreira nas eleições presidenciais de 2021. Professora desde 1980, exerceu diversos cargos de gestão e supervisão pedagógica, e integra a Direção Distrital de Leiria do Sindicato dos Professores da Região Centro.