A Câmara de Braga e a construtora Casais assinaram, esta sexta-feira, o contrato para a construção de uma residência universitária na antiga Fábrica Confiança, para 786 estudantes e que deverá abrir no início de 2026. Investimento é de 25,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Corpo do artigo
À margem da assinatura do contrato, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, lembrou que este foi um “processo longo” e que passou por “vicissitudes várias”, sendo a mais recente a impugnação do concurso público por parte de outra concorrente, a construtora ABB, que entretanto desistiu da ação judicial.
Para o autarca, a transformação da antiga fábrica – desativada desde 2005 – numa residência universitária permite responder a uma “necessidade há muito identificada” pela comunidade académica e assume-me como um projeto “absolutamente estruturante a nível nacional e crucial a nível local”, contribuindo ainda para “regeneração” urbana da zona em que se insere, na freguesia de São Victor.