O gnration, em Braga, é um dos locais escolhidos para acolher um Erasmus-Café, projeto concebido pelo TUM Campus Heilbronn, da Technical University of Munich (Alemanha), com o objetivo de criar um “ponto de encontro” para jovens comprometidos com a sustentabilidade e a inovação.
Corpo do artigo
A implementação em Braga resulta de uma parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte e com a Câmara Municipal.
Esta sexta-feira, na apresentação do projeto, o diretor do Campus Heilbronn, Daniel Gottschald, explicou que estes espaços não se destinam a receber grandes conferências, mas a ser “plataformas de intercâmbio”, promovendo a implementação de projetos que contribuam para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. “Qual vai ser a próxima grande inovação a sair de Braga?”, questionou, numa espécie de mote para o arranque.
No total, o TUM Campus Heilbronn apoia a criação de cinco desses cafés na Europa. Em Braga, segundo Daniel Gottschald, “existe tudo o que é necessário” para que tenha sucesso, nomeadamente a ligação à academia, ao tecido empresarial e a outras instituições da região.
Aberto a todos
Os Erasmus-Café estarão “abertos a todos” e não apenas a estudantes que se encontrem em mobilidade noutros países, por exemplo ao abrigo do programa Erasmus. “O que está em causa é um espírito, uma perspetiva de abordagem do que deve ser o desenvolvimento dos territórios e também o intercâmbio internacional. Nesse contexto todos cabem, ligados ou não à academia”, assegurou o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, à margem da sessão.
O autarca explicou que o projeto prevê a colocação de um coordenador no gnration, para articular as iniciativas que venham a ser realizadas no âmbito do
Erasmus-Café, que assume também uma dimensão de valorização cultural. “Há a preocupação de ter desenvolvimento económico, de enfatizar a ligação às empresas, mas fazendo-o numa perspetiva mais holística e de desenvolvimento humano”, salientou o presidente da CCDR-Norte, António Cunha.