Comunidade do Brasil já representa 8% da população do concelho. Tranquilidade e segurança são razões apontadas para justificar a procura.
Corpo do artigo
A presença expressiva de brasileiros em Braga é uma realidade com muitas histórias dentro. As de Thabata Telles, Raquel Gonçalves ou do casal Fábio e Lígia Silva cruzam-se a partir do momento em que se deixaram seduzir por uma “cidade pacata”, “tranquila” e “segura” que outros fizeram questão de lhes mostrar. Agora, eles próprios são potenciais embaixadores para atrair compatriotas e ajudar a crescer uma comunidade que já representa 8% da população do concelho. Segundo o município, vivem em Braga mais de 15 mil brasileiros.
Esse “passa a palavra” tem sido, aliás, uma “fortíssima arma de atração” de novos habitantes, como diz ao JN o presidente da Câmara, Ricardo Rio. Os últimos dados oficiais, reunidos pela PORDATA, indicam que em 2022 havia 9192 pessoas de nacionalidade brasileira com estatuto legal de residente, mas o autarca garante que são “muitos mais”. “É difícil ter dados exatos, porque em muitos casos estes cidadãos têm outra nacionalidade, desde logo a portuguesa, mas falamos seguramente de um número superior a 15 mil”, sublinha Ricardo Rio.