A Câmara Municipal de Braga vai transferir 150 mil euros para o Município de Vila Nova de Famalicão para a divisão total das despesas, em percentagens iguais, referentes à organização dos XV Jogos do Eixo Atlântico.
Corpo do artigo
A XV edição dos Jogos – com atletas da Galiza, Espanha, e do Norte de Portugal, oriundos dos municípios que integram a associação luso-galaica com o mesmo nome – decorre entre os dias 30 de junho e 5 de julho de 2024, com organização conjunta dos dois municípios.
A proposta de transferência da verba, que é debatida e votada segunda-feira em reunião do Executivo, prevê, ainda, a afetação de uma dotação orçamental de 190 mil euros para as despesas inerentes à organização.
O custo total dos XV Jogos deverá atingir os 600 mil euros, sendo que a inscrição paga pelos municípios deve atingir os 200 mil e a comparticipação da Associação é de 25 mil.
O município que efetuar a maior despesa será ressarcido da diferença pelo outro município, de forma a que a despesa total seja de 50% para cada um.
Estes jogos integram várias modalidades desportivas, tais como natação, atletismo, futebol, andebol, basquetebol ou voleibol. O desporto adaptado também está incluído no evento, nomeadamente atletismo adaptado e natação adaptada, em ambos os géneros. Estas modalidades desportivas serão divididas pelo território.