A Câmara Municipal de Braga vai transferir 150 mil euros para o Município de Vila Nova de Famalicão para a organização dos XV Jogos do Eixo Atlântico. O programa dos jogos será apresentado esta quarta-feira.
Corpo do artigo
A XV edição dos jogos – com atletas da Galiza, Espanha, e do Norte de Portugal, oriundos dos municípios que integram a associação luso-galaica com o mesmo nome – decorre entre os dias 30 de junho e 5 de julho de 2024, com organização conjunta dos municípios de Braga e de Famalicão.
Além dos 150 mil euros, o Município de Braga reserva, ainda, 190 mil euros para as despesas inerentes à organização. O custo previsional total dos XV Jogos atinge os 600 mil euros, sendo que a inscrição paga pelos Municípios deve atingir os 200 mil e a comparticipação da associação é de 25 mil. A despesa total será repartida em partes iguais pelas duas câmaras.
Estes jogos integram várias modalidades desportivas, tais como natação, atletismo, futebol, andebol, basquetebol e voleibol, tendo, ainda nas modalidades individuais, a inclusão do desporto adaptado, nomeadamente o atletismo adaptado e a natação adaptada, em ambos os géneros. Estas modalidades desportivas serão divididas pelo território, da seguinte forma: Braga receberá as provas de atletismo de Pista, atletismo adaptado de pista, basquetebol e andebol, em ambos os géneros, enquanto Vila Nova Famalicão acolherá as competições de futebol, atletismo de estrada, natação e Natação adaptada, em ambos os géneros, e voleibol feminino.