A UPE- Associação Centro Social e Cultural Luso Ucraniano, de Braga, envia, esta terça-feira, três ambulâncias para a Ucrânia, como resultado de uma campanha de angariação de fundos iniciada a 14 de agosto, dia da independência do país.
Corpo do artigo
O presidente da associação, Abraão Veloso, disse ao JN que as viaturas, da marca Mercedes, serão transportadas para Chernihiv (duas) e Bakhmut (uma).
“Como correu bem, vamos prosseguir com a campanha de forma a conseguirmos adquirir mais ambulâncias”, adiantou, salientando que a associação tem várias promessas de apoio de cidadãos, associações e empresas, incluindo a Liga dos Bombeiros Portugueses.
O carregamento das ambulâncias para uma plataforma própria num camião TIR ocorre pelas 10 horas de terça-feira no parque de estacionamento do quartel dos Bombeiros Sapadores, junto ao estádio municipal. É antecedida, às 9.30 horas, por uma cerimónia pública.
Abraão Veloso sublinhou que esta é a terceira campanha do solidariedade com o povo ucraniano que o organismo desenvolve: “Tivemos, também, grande êxito nas anteriores, uma de cobertores e outra de alimentos para a Ucrânia."
O dirigente associativo recorda, a propósito, que Braga é uma cidade geminada com a ucraniana Ivano Frankivsk e que a Assembleia Municipal local condenou o Holodomor, o massacre de ucranianos na década de 1930 perpetrado pelo regime comunista de Estaline. "Estas iniciativas inserem-se numa linha de continuidade de apoio ao povo ucraniano", assinalou.
A Campanha “Uma Ambulância para a Ucrânia" teve apoio da Câmara Municipal de Braga, da Misericórdia de Braga, da Associação Empresarial de Braga, da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade e da Associação Acreditar e Sonhar (ASAS).