A Câmara de Braga inaugurou, esta sexta-feira, um novo troço de 350 metros de ciclovia, ao longo da Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires, que resulta de um investimento superior a 234 mil euros e vai permitir fazer a ligação a outros percursos.
Corpo do artigo
“Ao longo dos últimos anos temos vindo a investir na criação de uma rede cada vez mais alargada para bicicletas e para peões em diversos locais centrais da cidade, mas há um elemento crucial para que essa rede seja efetiva, que é, obviamente, o coser cada um desses troços e criar uma verdadeira lógica de conetividade”, assinalou o presidente da autarquia, Ricardo Rio, à margem da inauguração.
Com uma faixa para peões e outra para ciclistas, o novo troço permite fazer a ligação entre o parque desportivo da Rodovia e a Avenida Dr. António Palha. Trata-se, segundo o autarca, de uma zona da cidade muito povoada, pelo que o percurso tem um “valor estratégico muito grande pela localização e pela articulação que faz com outros troços que já existiam”.
“Esta parte não estava coberta e é um local por onde circulam ou podem circular diariamente muitos peões e ciclistas, que agora terão, obviamente, outro conforto e outra segurança. Portanto, parece-me que é um troço estrategicamente muito importante que se vem juntar a outras realizações que têm sido feitas nesta envolvente e por toda a cidade”, sublinhou.
De acordo com Ricardo Rio, o principal objetivo da criação destes percursos é “promover uma mobilidade mais sustentável, mais amiga do meio ambiente, mais favorável para os peões e para todos aqueles que utilizam formas alternativas de deslocação na cidade”.
Ligar à Variante do Fojo
Em declarações aos jornalistas, o presidente da Câmara de Braga garantiu que a criação de novos percursos pedonais e cicláveis é uma aposta que “obviamente vai ter continuidade” e deu o exemplo da Variante do Fojo, cuja obra de reabilitação prevê, além da mudança do piso, também a criação de uma ciclovia.
“Em breve vamos arrancar com a [reabilitação da] Variante do Fojo, que virá criar uma extensão muito mais significativa da ciclovia em toda a zona urbana da cidade. Temos outros projetos em zonas mais centrais que também estão a ser neste momento desenvolvidos e, portanto, este é um caminho que vamos fazendo”, frisou.
Segundo Ricardo Rio, o concurso para a realização das obras na Variante do Fojo deverá ser lançado até ao final deste ano. Neste momento, de acordo com a vereadora da Mobilidade e Obras Municipais, Olga Pereira, está a ser feita a revisão do projeto. “Assim que os revisores terminarem esse trabalho, estaremos em condições de lançar o concurso”, disse a vereadora.