“Braga dá uma nova vida às suas cápsulas de café” é o mote de uma campanha lançada esta terça-feira pela empresa municipal AGERE, em parceria com a Associação Industrial e Comercial do Café, com o objetivo de recolher as cápsulas e encaminhá-las para reciclagem.
Corpo do artigo
Para facilitar esse processo, que se integra na campanha “Recaps”, começaram a ser distribuídos contentores específicos, tendo os primeiros sido atribuídos às empresas municipais e a duas Juntas de Freguesia (união de Maximinos, Sé e Cividade e união de Lomar e Arcos). A intenção é que o projeto seja alargado, até ao final do ano, a outras freguesias e aos agrupamentos escolares.
Em comunicado, AGERE – Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga refere que “com a disponibilização destes contentores específicos, os munícipes podem agora entregar as suas cápsulas de café usadas, permitindo a reciclagem de materiais como plástico, alumínio e a própria borra de café”.
Segundo a empresa municipal, “este sistema de recolha seletiva surge como resposta ao elevado número de cápsulas colocadas no mercado, cerca de dois mil milhões por ano, muitas das quais acabam nos resíduos indiferenciados”.
Economia mais circular e sustentável
Citado no texto, o presidente do Conselho de Administração da AGERE, Rui Morais, considera que este é um “passo estratégico” no compromisso assumido com a sustentabilidade, sendo que o objetivo é “ir retirando dos [contentores] indiferenciados tudo aquilo que tenha potencial de valorização”.
“Vamos fazê-lo com as cápsulas de café, mas também com outros fluxos, como os resíduos têxteis e os resíduos perigosos. Esta é a nossa forma de contribuir para uma economia mais circular e sustentável”, destaca Rui Morais.
A recolha será assegurada pelos serviços da AGERE, que, em colaboração com a Associação Industrial e Comercial do Café, garantirá o encaminhamento dos resíduos para centros de reciclagem, onde serão transformados em novos produtos.