As festas do São João de Braga começaram esta terça-feira, às 10 horas, com o toque dos sinos a repique a partir dos carrilhões das igrejas de Santa Cruz, São Vicente, Sé Primaz e Bom Jesus. É o início de oito dias de celebração que integram mais de 160 iniciativas e 200 horas de animação.
Corpo do artigo
A manhã deste primeiro dia fica também marcada pelo primeiro dos sete cortejos que fazem parte do programa, neste caso o São João da Pequenada, que partiu às 10.30 horas da Praça da República e que reuniu centenas de crianças de várias escolas do concelho. À noite, as luzes e as ornamentações que dão cor à cidade serão ligadas às 22 horas.
Até à grande “noitada”, que é o ponto alto das festas, estão previstas muitas atividades, com destaque para a Gala Sanjoanina, que acontece na quarta-feira, às 21.30 horas, no Theatro Circo, onde será apresentado o espetáculo Chão, numa viagem pelas sonoridades do fado, do cante alentejano e das tradições musicais que percorrem o país, do Minho aos Açores.
“Neste encontro entre terra e canto, unem-se Braga e Ponta Delgada, Capitais Portuguesas da Cultura, e Évora, Capital Europeia da Cultura, num tributo à riqueza imaterial de um povo. Entre o passado e o presente, entre raiz e identidade, Chão evoca a memória coletiva e celebra a força de um património vivo”, refere a Associação de Festas de São João de Braga.
Com direção artística de Tiago Curado de Almeida e direção musical de Luís Pedro Madeira, o espetáculo contará com a participação de Katia Guerreiro, Daniel Pereira Cristo, Miguel Moura, Polifonias Minhotas, Os Cantadores do Desassossego, David Pereira, Guilherme Colaço, Sofia Ramos e elementos do Rancho Folclórico de Santa Cecília (Ponta Delgada).
Gigantones e cabeçudos saem à rua no sábado
O programa deste ano mantém todas as outras iniciativas habituais da celebração do São João em Braga, como o cortejo histórico, na sexta-feira, com saída às 22 horas do Arco da Porta Nova, ou o cortejo internacional de gigantones e cabeçudos, no sábado, às 21.30 horas, na Praça Municipal. Também no sábado, às 12 horas, o salão nobre da Câmara de Braga acolhe a apresentação da candidatura das festas ao inventário nacional do património cultural imaterial.
Em termos musicais, Ágata atua na sexta-feira e os Sons do Minho no sábado, ambos às 22 horas, no Parque da Ponte. Na “noitada” de São João, a partir da 01.30 horas, há um concerto de Diogo Piçarra na Avenida Central, local que recebe, no dia 24 às 22 horas, um espetáculo do cantor Tony Carreira.
Entre várias atividades, o dia 24 de junho – feriado municipal – tem como alguns dos pontos principais o cortejo sanjoanino, a partir das 9 horas, desde o Largo de São João do Souto, e a procissão solene, às 18 horas, com saída da Sé de Braga. Após o concerto de Tony Carreira, o último momento das festas é o fogo de encerramento, às 23.30 horas.
O programa completo está disponível aqui.