Vestidas com roupas garridas, apetrechadas com tambores e trompetes, as crianças que frequentam o jardim de infância e o 1º ciclo na Escola Básica de Figueiredo, em Braga, viveram esta terça-feira um dia de festa com a inauguração das obras de reabilitação do edifício escolar.
Corpo do artigo
A intervenção representou um investimento de 1,8 milhões de euros e foi assumido pela Câmara Municipal.
“Obviamente, não queremos alunos com humidade nas salas, com problemas do ponto de vista da climatização ou com falta de espaço de recreio. O que temos procurado fazer é criar as melhores condições possíveis em todos os equipamentos escolares”, disse o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, após a inauguração.
O autarca admitiu que esse trabalho “não se consegue fazer de um momento para o outro” nem ao mesmo tempo em todos os edifícios que necessitam, mas que este é “mais um passo” num ciclo “muito alargado de investimentos” na área da educação e que “atingiu no ano passado um número recorde dos últimos 15 anos” de orçamentos municipais.
Segundo Ricardo Rio, a reabilitação da Escola Básica de Figueiredo foi uma “reivindicação feita desde a primeira hora” pelo presidente da Junta de Freguesia, Marco Oliveira, que desempenha o cargo desde 2013, e que deu voz aos anseios demonstrados pela comunidade escolar tendo em conta a “necessidade” de intervir naquele estabelecimento de ensino.
“Uma escola é o pilar do desenvolvimento de qualquer território do ponto de vista demográfico, social e até económico, numa lógica de futuro. Felizmente, em Braga, temos profissionais que nos permitem ter muito orgulho no trabalho pedagógico feito, mas tem de haver infraestruturas que potenciem esse trabalho”, concluiu Rio.
Construída originalmente na década de 1980, a Escola Básica de Figueiredo passa a contar agora com quatro salas de aula para o 1.º ciclo, possuindo ainda um espaço reservado às artes plásticas. O jardim de infância funciona no rés-do-chão e dispõe de duas salas. A escola conta atualmente com 48 alunos do pré-escolar e 86 do 1.º ciclo.