A Câmara Municipal de Braga contratou 32 assistentes operacionais, dos quais 22 já estão a trabalhar nas escolas, com vista a reforçar, já este Natal, os programas de férias para crianças e jovens, durante as pausas letivas e alargar o seu período de duração. A proposta foi aprovada esta segunda-feira, em reunião do Executivo e implica o investimento de 400 mil euros neste ano letivo.
Corpo do artigo
Para reforçar os programas de férias, o Município "vai alargar as respostas já desenvolvidas pelos seus próprios serviços e criar uma rede de parceiros que promova as da comunidade local - diversificando a oferta dos programas de férias numa lógica de respostas partilhadas".
A rede de parceiros, a constituir até final do mês, inclui a participação das juntas de freguesia, de instituições sem fins lucrativos e agentes económicos, com a identificação e caracterização das valências que cada um pode disponibilizar.
Após a criação da rede, e até meados de novembro, "desenvolver-se-ão outras ações para as famílias que não encontrem satisfação para as suas necessidades", salienta-se na proposta.
Concurso público para a requalificação do túnel rodoviário da Avenida da Liberdade
Será, depois, criado um fundo municipal, de 400 mil euros anuais, para apoiar as famílias das crianças e jovens, com idades entre os 6 e os 15 anos - no caso das que têm necessidades específicas até aos 18 -, através de um "voucher" semanal a utilizar livremente na rede de parceiros e que financia a frequência dos programas.
Na reunião do Executivo desta segunda-feira, foi, também, aprovado o concurso público para a requalificação do túnel rodoviário da Avenida da Liberdade, um investimento de 4,6 milhões de euros.
A intervenção visa a substituição dos revestimentos das paredes laterais, bem como, a potenciação de incrementos de segurança e conforto dos utilizadores. Sobre o tema, os vereadores da oposição alertaram para a necessidade de evitar que a empreitada estrangule o trânsito na zona central da cidade.