Projeto europeu "Bicification" vai prolongar-se até dezembro e duplicar remuneração diária aos 500 participantes.
Corpo do artigo
António Morais tem 60 anos e, todos os dias, pega na sua bicicleta "já velhinha" para se deslocar de casa para o trabalho, em Braga. São quatro quilómetros por dia que, desde junho, quando arrancou na cidade o projeto europeu "Bicification", passaram a valer-lhe prémios em dinheiro. Previsto para terminar esta semana, o programa vai, afinal, estender-se até 11 de dezembro e, ainda, duplicar as recompensas.
Até ao momento, os 500 participantes na iniciativa já arrecadaram 8000 euros em vouchers para gastar no comércio tradicional e espaços culturais.
Financiada pelo "EIT Urban Mobility", do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, "a iniciativa foi analisada dentro do consórcio e todos concordaram em prolongar o prazo do projeto e aumentar a remuneração. Vai passar para um máximo de dois euros por dia, o dobro do que se faz atualmente", adianta a vereadora da Mobilidade da Câmara de Braga, Olga Pereira, sublinhando que os prémios mensais, para quem mais pedala, também serão mantidos.
Influenciar positivamente
"O que queremos é que o comportamento dos utilizadores seja positivamente influenciado, num ambiente que, à partida, não será tão benéfico do ponto de vista climatérico. As pessoas podem inibir-se de circular em bicicleta e daí este incentivo", justifica a responsável, acrescentando que o prémio mensal de 100 euros, que é destinado a quem mais pedala, poderá, a partir de agora, ser atribuído ao mesmo participante, o que até aqui não acontecia.
"O voucher de 100 euros só dávamos uma vez, mesmo que no mês seguinte essa pessoa fosse a que mais pedalasse. A ideia era incentivar os restantes concorrentes a lutar pelo prémio", recorda Olga Pereira, ressalvando que, até ao final do ano, mantêm-se as restantes recompensas, entre cinco e 50 euros, para os mais ativos.
Até à última semana, António Morais já tinha recebido vouchers no valor de 110 euros, que gastou num jantar de família num restaurante vegetariano e em bilhetes para ir ao teatro. "A iniciativa é um bónus para mim, que desde sempre andei de bicicleta", afirma o bracarense, confidenciando que usa o carro "só para viagens longas".
"Para fazer dois quilómetros até ao trabalho, seria um desperdício grande", defende António Morais, convencido de que "o Bicification encorajou mais pessoas a andar de bicicleta".
Segundo os dados do Município, desde junho, os participantes já percorreram quase 137 mil quilómetros e as viagens concentram-se, sobretudo, no centro da cidade. Ao todo, "foi possível poupar 10,5 toneladas de CO2", conclui Olga Pereira.
22 quilómetros de ciclovias em dois anos
Nos próximos dois anos, o Município de Braga espera que a cidade chegue aos 22 quilómetros de ciclovias. Segundo as informações prestadas pela vereadora da Mobilidade, Olga Pereira, aquando a apresentação do projeto "Bicification", a ideia é estender a rede até às avenidas da Liberdade - seguindo até ao parque de campismo - e António Palha, mas também aumentar a Ecovia do Este, concluindo o troço de quase sete quilómetros entre a Ponte Pedrinha e o parque industrial de Celeirós.
Pormenores
Corrigir problemas
A plataforma associada ao "Bicification" permite que cada utilizador informe sobre elementos importantes para os ciclistas, como bebedouros, necessidade de sinalização ou existência de buracos nas vias, por exemplo.
Três cidades
O projeto "Bicification" está a decorrer em Braga e nas cidades de Istambul, na Turquia, e Tallinn, na Estónia.
Sistema GPS
As deslocações são acompanhadas através de um sistema GPS e de uma aplicação móvel. Avenida 31 de janeiro e variante da Encosta são dos percursos mais utilizados.