O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, disse esta sexta-feira que o concurso para a construção das duas primeiras linhas do BRT (Bus Rapid Transit) deverá ser lançado no início do ano, “possivelmente em finais de janeiro”, mantendo-se a previsão de que a obra comece a ser executada durante o primeiro semestre.
Corpo do artigo
A entrada em funcionamento do serviço, também conhecido como metrobus, deverá acontecer em meados de 2026.
“Estamos a seguir a calendarização estabelecida e o próximo passo é o lançamento do concurso para a conceção e construção do sistema [de BRT], algo que acontecerá no início do próximo ano”, disse o autarca, em declarações ao JN, à margem da abertura de mais uma edição do Salão Mobilidade, que decorre no Forum Braga até à noite deste domingo.
Ricardo Rio sublinhou que “a perspetiva é que se mantenham os prazos” que apontam para que a obra física arranque no primeiro semestre de 2025. Nesta fase, conforme o JN já noticiou, serão construídas duas linhas, num total de 12,2 quilómetros. A amarela promoverá a ligação entre a zona sul da cidade (centro comercial Minho Center) e a estação ferroviária, enquanto a linha vermelha ligará a estação à Universidade do Minho e ao hospital. Em causa está um investimento de 100 milhões de euros financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).