O Município de Braga abriu concurso público por 465 mil euros para a obra de reabilitação do Museu da Imagem, situado num edifício de habitação de meados do seculo XIX e na Torre de Menagem, do século XIV, da antiga muralha da cidade.
Corpo do artigo
O prazo para entrega de candidaturas termina a 17 de outubro, sendo o prazo de execução de 150 dias, pelo que deve estar pronto no verão de 2025. O museu está fechado desde 2019, devido à falta de condições, designadamente ao nível das coberturas e do isolamento.
O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, disse ao JN que, “sendo um edifício com caraterísticas muito especificas, a intervenção será condicionada a diferentes aspetos como sejam os da preservação das caraterísticas principais do edificado, a manutenção da imagem preexistente, e o recurso a materiais específicos para acabamentos, revestimentos exteriores e tratamento de vãos”.
Assim, o projeto a que o JN teve acesso prevê a demolição e substituição da cobertura plana da torre, a colocação de telas impermeabilizantes e isolamento térmico na nova cobertura plana.