A Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga recebeu, esta quarta-feira, 137 médicos internos, dos quais 66 para formação geral e 71 para específica, revelou o Hospital de Braga, após cerimónia com médicos dos cuidados de saúde primários e hospitalares.
Corpo do artigo
Nas boas-vindas aos 137 médicos internos para formação geral e específica, no auditório principal do Hospital de Braga, a sua diretora clínica, Paula Vaz Marques, “expressou toda a nossa satisfaçãoca com o crescimento do corpo clínico desta instituição”.
“A partir de hoje, recebemos 71 médicos para formação específica e 66 médicos para formação geral, que vão integrar mais de 30 especialidades na ULS de Braga”, salientou a diretora clínica do Hospital de Braga, durante a cerimónia de boas-vindas.
“Inicia-se, assim, uma etapa importante na formação médica, que contribuirá significativamente para o futuro da Unidade Local de Saúde de Braga”, afirmou Paula Vaz Marques, “reiterando o empenho em manter a instituição como um dos locais de formação de eleição para os jovens médicos”, junto ao diretor (Luís Basto) e ao diretor-adjunto (Narciso Oliveira) do Internato Médico.
2400 vagas para internato em 2024
O internato médico é um processo de formação médica, teórica e prática, com duas vertentes, a formação geral, para habilitar o médico ao exercício autónomo da medicina e a formação especializada, que visa habilitar o médico ao exercício da medicina ou ao exercício tecnicamente diferenciado em determinada área de especialização, com a atribuição desse grau de especialista.
Após o ano de formação geral, os médicos podem escolher a área de especialização que pretendem seguir, o que implicará o cumprimento de um novo internato, embora diferenciado, que poderá durar entre quatro e seis anos, estando previstas para o ano de 2024 um total de 2400 vagas para o internato médico, segundo foi revelado na cerimónia desta quarta-feira, em Braga.