Braga vai ser a cidade anfitriã da conferência anual da Eurocities de 2025, que deverá juntar mais de 500 representantes das cerca de 200 cidades que fazem parte desta rede, anunciou esta sexta-feira a autarquia.
Corpo do artigo
Em comunicado, a Câmara de Braga refere que a conferência, marcada para junho, contará com a presença de líderes urbanos, especialistas e representantes das várias cidades europeias para discutir os “desafios urbanos contemporâneos ”.
Sob o lema “Cidades mais Fortes, Europa mais justa”, o evento assume-se como uma “plataforma única para a partilha de boas práticas, discutir estratégias inovadoras e fortalecer laços entre cidades comprometidas com o desenvolvimento sustentável”.
O programa contará com conferências de especialistas urbanos e responsáveis políticos, painéis de discussão interativos e oportunidades de networking.
Citado no texto, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, considera tratar-se de um “marco significativo” para a cidade minhota. “Em 2020, havíamos apresentado uma candidatura, mas na época a escolha recaiu sobre uma outra cidade. Não desistimos e, desta vez, os nossos colegas da Eurocities optaram por nos escolher, o que é motivo de regozijo e também um sinal da confiança que outras cidades depositam em Braga”, refere o autarca.
A conferência deste ano realizou-se em junho em Bruxelas, na Bélgica. Em 2024, será a vez de Cluj-Napoca, na Roménia, receber o encontro, que acontecerá entre os dias 29 e 31 de maio.