Via estruturante faz ligação a concelhos vizinhos.
Corpo do artigo
O Município de Braga abre, na próxima semana, um concurso público de três milhões de euros para a requalificação da Variante do Fojo, num extensão de 2,4 quilómetros, a ligar Gualtar à rotunda de São Pedro.
A vereadora com o pelouro dos equipamentos, Olga Pereira, revelou ao JN que a via “constitui um importante eixo de entrada/saída do tráfego automóvel de ligeiros e pesados no perímetro urbano da cidade por estabelecer a ligação tanto a aglomerados habitacionais próximos, quanto a concelhos limítrofes a norte (Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho e Montalegre), a zonas industriais ou à empresa de reciclagem Braval – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos”.
A área de intervenção – que começa junto ao túnel do hotel - abrange um troço de largura variável (entre 21,75 e 25 metros), constituído por duas faixas reservadas à circulação automóvel (oito metros de largura total) e uma faixa de circulação pedonal (minímo de 1,50 metros) em cada sentido, e um separador central arborizado, onde está a iluminação pública.
Acrescentou que uma grande extensão deste troço é marcada a noroeste pela presença de um curso de água – rio Este – e vegetação existente e a sudeste pela proximidade à encosta do Bom Jesus do Monte.
A fase 2 do projeto propõe, também, a introdução de uma faixa ciclável em cada sentido com 1,50 metros de largura, antecedida por uma faixa de segurança para dispositivos segregadores, sendo o restante espaço destinado à circulação de peões.