A Câmara de Braga vai implementar, a partir da próxima semana, três “soluções inovadoras” na área da mobilidade sustentável, selecionadas pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), no âmbito do programa europeu “Challenge My City”.
Corpo do artigo
Um dos projetos, o “Walkflow”, tem o objetivo de analisar os padrões de movimento pedestre no centro da cidade, usando dados anónimos de localização móvel e dados agregadores de aplicação.
Já a solução “Telraam”, de segurança de bicicletas e monitorização de fluxos de ciclistas, prevê a instalação de 15 sensores para contabilizar e categorizar métricas, nomeadamente a contagem de usuários rodoviários, os meios de transporte e a velocidade estimada.
Será ainda testada o projeto “Parkunload”, que pretende criar 25 zonas de cargas e descargas inteligentes, que serão geridas através de uma aplicação móvel e sensores “bluetooth”, procurando contribuir para reduzir o congestionamento rodoviário.
Conhecer realidade
De acordo com o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, os projetos serão testados durante seis meses e permitirão “ajudar a conhecer a realidade com maior rigor”.
“É impossível pensar em políticas de mobilidade que não sejam alicerçadas em dados, em informação que nos ajude a perceber a realidade e as motivações das pessoas”, afirmou o autarca, esta segunda-feira, na apresentação dos projetos. O financiamento europeu é de 180 mil euros.