A Câmara de Bragança está a aguardar o parecer da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) para lançar o projeto para a ampliação do aeródromo municipal, com vista à certificação para aeroporto regional, com capacidade para receber aviões de 150 lugares.
Corpo do artigo
O estudo prévio foi apresentado publicamente há cerca de um ano e ontem dado a conhecer à presidente da ANAC, Ana Viera da Mata, que se deslocou a Bragança.
“Primeiro subiu à aprovação na Assembleia Municipal e depois à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, que deu um parecer favorável. Agora estamos à espera da chancela da ANAC”, explicou o presidente da Câmara, Paulo Xavier, durante a apresentação do projeto para revisão do Plano Diretor Municipal do Aeródromo de Bragança.
Ana Vieira da Mota vê “com enorme satisfação o interesse de Bragança pela aviação, porque a missão da ANAC é contribuir para o desenvolvimento seguro e sustentável do setor em Portugal”.
Repavimentação da pista
O município prevê um investimento total estimado em mais de 37 milhões de euros nas várias etapas necessárias para atingir a certificação como aeroporto regional.
Trata-se de um projeto para concretizar entre 2025 e 2034, que o presidente da Câmara, Paulo Xavier, considera “determinante” para o desenvolvimento da região.
Ainda este verão, o município vai avançar com a repavimentação da atual pista, com 1700 metros, que deverá ser ampliada para permitir a aterragem de aviões maiores. Também a aerogare atual, que é pequena e origina constrangimentos quando há mais de 10 passageiros, precisa de ser revista.
O plano aponta a criação de mais espaço de estacionamento de aviões, bem como outras infraestruturas necessárias, como taxiway, e novos acessos. “As oito fases projetadas podem custar entre 37 a 40 milhões, mas agora o importante é lançar o projeto. Só este deverá custar cerca de um milhão de euros”, referiu o autarca, que diz que há escolas e empresas ligadas à aviação, como uma de reparação e manutenção de motores, que se querem instalar em Bragança.