
Duas pessoas ficaram intoxicadas com braseira
Foto: Teixeira Correia
Duas pessoas sofreram, esta sexta-feira, intoxicação por monóxido de carbono numa habitação na freguesia de Nossa Senhora das Neves, concelho de Beja. O casal foi assistido no Hospital de Beja e depois transferido para o Hospital das Forças Armadas, em Lisboa, para tratamento respiratório nas câmaras hiperbáricas.
O alerta para a ocorrência no Monte da Zabumba foi dado às 7.07 horas, tendo a intoxicação por monóxido de carbono sido provocada por uma braseira.
Os feridos, de nacionalidade brasileira, são um homem de 38 anos e a mulher de 36, os caseiros do monte, tendo ambos sido transportados para o Hospital de Beja, onde depois de estabilizados, e face ao seu estado grave, foram transferidos para o Hospital das Forças Armadas, em Lisboa.
Ao JN, o proprietário da herdade agrícola, que solicitou o anonimato para preservar a identidade dos feridos, contou que tinha combinado com o empregado encontrarem-se de manhã cedo em Beja. Ele "não apareceu e estranhei por ser uma pessoa muito certa. Telefonei para ele e não atendeu, a mulher também e percebi logo que algo não estava bem", explicou, indo depois ao monte para saber o que se passava.
"O casal tem duas filhas menores que dormem noutros quartos. Bati à janela de uma delas e, ao chegar ao quarto dos pais, ficou horrorizada. Entrei e dei como eles na cama como se estivessem mortos. Liguei ao 112 e deram-me as instruções para auxiliar o casal e o socorro foi muito rápido", acrescentou, confirmando que, face ao frio, o casal tinha levado uma braseira para o quarto.
"O INEM salvou duas vidas"
Nas redes sociais, o empresário agrícola bejense deixou uma sentida mensagem de reconhecimento ao médico e enfermeiro da VMER e dos Bombeiros de Beja: "hoje posso dizer que o INEM salvou duas vidas, assim como o pessoal bombeiros, respondendo com prontidão a uma situação gravíssima, a conseguiram resolver. O meu muito obrigado pelo fantástico trabalho. Ficará gravado na minha memória para toda a vida", partilhou.
Nas operações de socorro estiveram envolvidos oito operacionais dos bombeiros de Beja, GNR e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), auxiliados por quatro viaturas, entre as quais a viatura médica de emergência e reanimação (VMER) de Beja.
