Um vídeo, que começou como uma "brincadeira" de Natal, acabou por atirar a rua de Costa Cabral, no Porto, para a fama nas redes sociais. A ideia, de uma funcionária de uma loja de pronto a vestir para promover o comércio tradicional, já recebeu o apoio da Câmara do Porto e vai ser replicada em Coimbra.
Corpo do artigo
Tudo começou há cerca de uma semana. Joana Freitas, funcionária da loja DDO Manimage, na rua de Costa Cabral, no Porto, resolveu fazer um vídeo de Natal para tentar atrair clientes. Pegou numa "light box" (quadro luminoso) e colocou a frase: "Quem compra no comércio local é mais feliz".
"Quando eu comecei a fazer o vídeo na loja, a minha patroa teve uma ideia e disse: e se fosses à rua espalhar magia?", conta Joana Freitas. E assim fez.
Joana pegou na "light box" e foi bater à porta das lojas vizinhas, pedindo aos comerciantes para pegarem na caixa e exporem a mensagem. Filmou tudo com o telemóvel. Depois, montou o vídeo no Instagram e acrescentou a música da Mariah Carey "All I want for Christmas".
O vídeo foi partilhado nas redes sociais das três lojas da DDO Manimage, uma loja de pronto-a-vestir com dois estabelecimentos, há 27 anos, na rua de Costa Cabral. E foi um êxito imediato. Já conta com cerca de 80 mil visualizações.
"Nunca pensei que se tornasse viral", revela, com espanto, Joana Freitas, explicando que apenas procurava atrair clientes para a rua e dar um pouco de alegria. "Estamos um pouco esquecidos e temos aqui lojas tão boas de todas as áreas. Peço às pessoas que, em vez de irem aos centros comerciais, que pensem em nós. Este vídeo foi feito com coração", apela.
O "êxito" do vídeo continua a espantar Joana. "Já chegou à Câmara do Porto, que diz que o vai partilhar. É um motivo de grande orgulho. Estamos muito agradecidos", revela Joana Freitas.
Mais. O vídeo já chegou à zona de comércio tradicional de Coimbra. "Ligaram a perguntar se podem copiar a ideia. Obviamente que dissemos que sim. Só queremos ajudar o comércio tradicional", remata.