Um rapaz 15 anos desapareceu no rio Douro quando, domingo à tarde, brincava com a namorada e um irmão, na zona do Areinho de Oliveira do Douro, Gaia. As buscas são retomadas esta segunda-feira de manhã.
Corpo do artigo
Desde que entrou de férias, era costume Marcos Silva, 15 anos, juntar os amigos e passar a tarde no Areinho de Oliveira do Douro. Este domingo, não lhes ligou a combinar nenhum programa, mas foi na mesma para aquela zona com a namorada, Vanessa, e com o irmão mais novo, Rafael, de 11 anos. Nadavam os três, junto a uma boia, quando o rapaz desapareceu. Nunca mais foi visto.
O acidente deu-se por volta das 16.20 horas. De acordo com José Barbosa, subchefe dos Sapadores de Gaia, "rapidamente todos os meios foram acionados". Mas, tal como explicou, "havia bastante corrente e isso acabou por dificultar as buscas dos mergulhadores". À equipa dos Sapadores de Gaia juntaram-se, ao meio da tarde, os mergulhadores dos Sapadores do Porto.
Porém, as buscas, que duraram até às 20 horas (altura em que se deu o pôr do sol), tornaram-se infrutíferas. Botes da Polícia Marítima e do Instituto de Socorros a Náufragos também bateram toda a zona, concentrando-se, ao final do dia, 500 metros a jusante do local, onde Marcos desapareceu. As buscas são retomadas esta segunda-feira, às 9 horas.
"Momentos de aflição"
Diogo Braga, 15 anos, "melhor amigo" de Marcos, correu logo para o Areinho mal soube do sucedido. "Ligava-me todos os dias para vir com ele para a praia. Não consigo perceber por que não o fez hoje", contou, ao JN, o amigo, ainda incrédulo.
Numa tenda, no areal, a mãe de Marcos, Sílvia, juntamente com outros familiares, recebia assistência das equipas de psicólogos do INEM. "Ainda vi a senhora a gritar pela água dentro a chamar pelo filho", contou uma testemunha.
Junto à água, também Fernanda Silva, residente em Valongo, relatou os "momentos de aflição a que assistiu". "Foi um drama muito grande! Vi um senhor dentro de um barco que ainda lhe tentou atirar uma boia, mas de nada valeu. O corpo do rapaz desapareceu no mesmo segundo", referiu. De acordo com outras testemunhas, a namorada e o irmão também tentaram salvá-lo. Ficaram em estado de choque.