O cantor Buba Espinho é uma das figuras agraciadas com a Medalha Municipal 2025, na categoria de Honra. O outro agraciado é João Rosa, empresário do ramo hoteleiro, que receberá a Medalha de Mérito Económico.
Corpo do artigo
A atribuição das medalhas foi aprovada pelos deputados eleitos na Assembleia Municipal de Beja, que reuniu na tarde de terça-feira, no Salão Nobre do edifício do antigo Governo Civil.
Por voto secreto, as propostas do Executivo do Município de Beja foram ratificadas pelos deputados municipais, tendo Buba Espinho recolhido 28 votos a favor e 5 contra, enquanto João Rosa recebeu 29 votos a favor, 3 contra e 1 abstenção.
Buba Espinho, filho do antigo cantor Luís Espinho, que entre outros faz parte dos Gemini, é um dos cantores da atualidade da música portuguesa, interpretando temas do cancioneiro alentejano. Após a morte do Papa Francisco, o cantor mostrou-se feliz “por ter tido a honra de ter cantado para Francisco” no decurso da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa, onde em conjunto com o Grupo de Cantadores de Vila Nova de São Bento, interpretou o tema “Nossa Senhora do Carmo”.
Por seu turno, João Rosa é um homem que se dedica à hotelaria há vários anos, gerindo dois hotéis na cidade de Beja.
As medalhas serão entregues no decurso da cerimónia que se celebra na quinta-feira da Ascensão, dia 29 de maio, Dia da Cidade e feriado municipal.