As operações de busca de um barco de pesca das Caxinas, em Vila do Conde, com seis pessoas a bordo, vão continuar durante toda a noite, ao largo da Figueira da Foz. O último contacto foi feito, terça-feira, quando o barco se encontrava a 15 milhas a oeste da Figueira da Foz. Segundo a Marinha, as condições meteorológicas estão "normais para a época".
Corpo do artigo
Ao que o JN apurou, a embarcação desaparecida chama-se "Virgem do Sameiro". O barco tem 12 metros de comprimento e andava à pesca do linguado. As embarcações até 15 metros não são obrigadas a estar equipadas com meios de comunicação de longa distância e a última vez que a tripulação do "Virgem do Sameiro" comunicou foi esta terça-feira, num contacto com outra embarcação que navegava na mesma zona.
A Marinha portuguesa emitiu um comunicado, esta quinta-feira à noite, no qual afirma que vai continuar toda a noite as buscas com a fragata "NRP Viana do Castelo", que serão reforçadas, a partir da manhã de sexta-feira, com o avião "C295" da Força Aérea Portuguesa e o salva-vidas da Capitania da Figueira da Foz.
O alerta foi dado pelas 10.20 horas desta quinta-feira pela "Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar", que avisou a Marinha do possível desaparecimento.
O comandante Santos Fernandes informou que as condições meteorológicas na zona são "normais para esta altura do ano" e que o mar está com uma ondulação "noroeste com dois a três metros e meio".
A área de busca está centrada na última localização conhecida e estende-se por um perímetro que vai desde a praia do Pedrógão e ao sul do Cabo Mondego.
"Todos os cenários são possíveis neste momento", afirmou ainda Santos Fernandes.