As buscas pelo homem, com cerca de 60 anos, que terá caído na manhã deste sábado no canal de rega do Sorraia foram interrompidas às 20 horas e serão retomadas amanhã, a partir das 9 horas. A garantia é dada por Luís Coelho, comandante dos Bombeiros Municipais de Coruche, em Santarém.
Corpo do artigo
Luís Coelho adianta que aos três mergulhadores da Autoridade Nacional da Proteção Civil juntaram-se, durante a tarde, mais quatro da GNR, e a equipa de 20 operacionais foi reforçada com uma brigada apeada, constituída por três pessoas. Mesmo assim, não conseguiram encontrar o sexagenário.
O comandante da corporação explica que há um animal da família envolvido no incidente, embora não saiba adiantar mais pormenores. “Os familiares estão a ser apoiados por psicólogos do Instituto Nacional de Emergência Médica”, refere. O JN apurou, entretanto, que a mulher do desaparecido foi encaminhada para o Hospital de Santarém, onde está a receber assistência médica.
Ao início da tarde, Luís Coelho previa que as buscas iam demorar várias horas, porque “o canal de rega do Sorraia vai de Couce a Benavente”. Contudo, esclareceu que não seria necessário percorrer toda essa área, porque existem várias comportas no canal. “Temos o ponto de referência de onde a pessoa foi vista da última vez e vamos alargando.”
Fundo é plano e a água passa com muita rapidez
O canal de rega do Sorraia tem quatro a cinco metros de profundidade e sete metros de largura. “O canal forma um v, o fundo é plano e a água passa com muita rapidez”, acrescenta. As operações de busca foram acompanhadas ainda pela GNR e pela VMER de Santarém. O comandante dos Bombeiros Municipais de Coruche diz que já houve mais incidências no local.