Para beber um copo em Lisboa, vai ter de pagar um depósito de 60 cêntimos, mas, se o devolver, receberá o dinheiro de volta. A novidade aplica-se a partir desta quinta-feira na Praça de São Paulo e no Príncipe Real, onde entram em funcionamento duas estações de recolha de copos reutilizáveis para bebidas frias.
Corpo do artigo
A partir de outubro, surgirão mais 15 máquinas na capital, privilegiando os bairros lisboetas com maior concentração de estabelecimentos de restauração e de diversão noturna.
O sistema de depósito, que visa combater o desperdício, está em fase de testes. A primeira máquina entra hoje em operação na Praça do Príncipe Real e, no dia seguinte, será a vez de ficar operacional o equipamento na Praça de São Paulo. Ambos estarão instalados em quiosques históricos da cidade. A iniciativa é uma parceria entre a Câmara de Lisboa, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e a TOMRA Reúse, empresa de soluções para a economia circular, a quem cabe operacionalizar todo o sistema de recolha.
“Os consumidores recebem as suas bebidas em copos reutilizáveis, mediante o pagamento de um depósito [no valor de 0,60 cêntimos] que é totalmente reembolsado no momento da devolução, bastando encostar o cartão de débito ou o telemóvel no ponto de recolha”, explicou a empresa em comunicado, enviado à Lusa
25 mil por noite iam para o lixo
Os copos recolhidos serão higienizados e redistribuídos aos empresários, para que possam ser reutilizados. Aqueles que tiverem danos são encaminhados para a reciclagem.
A implementação total do sistema de copos reutilizáveis está prevista para outubro deste ano. A partir dessa altura, deverão estar em operação 17 pontos de devolução na Baixa lisboeta. Entretanto, o município prevê introduzir o “copo de Lisboa” padronizado para todos os bares e estabelecimentos comerciais que integram este projeto.
A Câmara de Lisboa proibiu o uso de copos de plástico descartáveis, porque todas as noites eram atirados para o lixo cerca de 25 mil recipientes.