Cerca de mil cães, uma mostra felina e um programa com atividades para toda a família marcam a 13ª. edição da Expo Animal, que acontece no próximo fim de semana, no Forum Braga.
Corpo do artigo
Organizada pela InvestBraga, em colaboração com o Clube Português de Canicultura e o Clube Português de Felinicultura, esta edição promete "uma experiência envolvente, educativa e acessível, com destaque para a exposição internacional de cães, a mostra felina e um diversificado conjunto de expositores e atividades para todas as idades".
A feira ocupará uma área de mais de 7800 metros quadrados de espaço expositivo, onde estarão presentes empresas e outras entidades dos setores da canicultura, felinicultura e animais exóticos, abrangendo áreas como alimentação, higiene, bem-estar animal, saúde, brinquedos, coleiras, clínicas veterinárias, escolas de treino, hotéis para animais, associações e imprensa especializada.
A Expo Animal acolhe a 18.ª Exposição Canina Nacional de Braga e a 15.ª Exposição Canina Internacional de Braga, com a presença de cerca de mil cães em exposição e concurso ao longo dos dois dias. Estarão em disputa 126 troféus, atribuídos por nove juízes - seis internacionais e três nacionais - oriundos de países como Itália, Polónia, Irlanda, Suécia, Dinamarca e Geórgia.
O programa inclui ainda exposições monográficas e especializadas, dedicadas ao cão de companhia, ao cão pastor belga e ao dobermann, reforçando a vertente competitiva do evento.
Mostra de gatos
De acordo com a organização, este ano, a vertente felina assume um formato renovado com a realização de uma mostra de gatos, "onde os visitantes poderão apreciar de perto a elegância e diversidade das raças, assistir a momentos de grooming e participar em sessões conduzidas pelo Clube Português de Felinicultura sobre criação, genética e normas de exposição".
"A exposição de animais exóticos contará com a presença de cerca de oito empresas, incluindo algumas das maiores referências nacionais, e apresentará espécies como araras, cacatuas, papagaios, bufos, corujas, mochos, cobras (píton, boa, dumeril, morelia), lagartos, tarântulas, escorpiões, tartarugas, camaleões e iguanas", refere a InvestBraga.
Bilhetes à venda
O programa inclui ainda outros momentos habituais, como a largada de pombos organizada pela Associação Columbófila de Braga, demonstrações de segurança do Grupo Operacional Cinotécnico (GOC) da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais e a já tradicional "cãominhada", com partida do Forum Braga em direção ao parque canino das Camélias.
O evento decorre das 10 às 19 horas em ambos os dias. Os bilhetes custam 3,5 euros para visitantes a partir dos 11 anos, sendo de dois euros para crianças dos quatro aos 10 anos. Crianças com menos de três anos não pagam.