Dois cães foram detectados, anteontem de manhã, domingo, na placa do Aeroporto de Francisco Sá Carneiro, na Maia, e obrigaram ao fecho da pista.
Corpo do artigo
O incidente obrigou um avião da Ryanair a rumar a Santiago de Compostela, na Galiza, Espanha, aparentemente por ter pouco combustível e o piloto não saber quanto tempo duraria a interdição da pista.
De acordo com uma fonte do Gabinete de Imprensa da ANA (Aeroportos de Portugal), os animais foram vistos cerca das 8.30 horas."Imediatamente avisamos todos os aviões que se dirigiam para o aeroporto e fechamos a pista", sublinhou aquela fonte.
"Os funcionários terão demorado cerca de 15 minutos a retirar os animais e a pista foi logo reaberta. Desconhecemos os motivos que levaram o avião da Ryanair a dirigir-se para Santiago de Compostela e só o comandante poderá explicar a opção. Mas, na mesma altura, havia mais dois aviões da TAP - um vinha de Paris, França, e o outro de S. Paulo, Brasil - prestes a aterrar e os pilotos optaram por esperar, tendo aterrado normalmente", acrescentou a mesma fonte. O avião da companhia de voos "low cost" provinha de Marselha, França, e deveria ter aterrado no Aeroporto Internacional do Porto às 8.55 horas. Apesar do desvio para a Galiza, a aeronave acabou por regressar ao "Sá Carneiro" às 10.27 horas.
Imediatamente após o incidente, pessoal da ANA passou "a pente fino" todo o perímetro do aeroporto e "não foram encontrados buracos na vedação por onde os animais pudessem ter entrado", referiu a empresa.
"Ainda estamos a investigar o que aconteceu, sendo certo que se tratou de uma situação muito rara", sublinhou o Gabinete de Imprensa da empresa Aeroportos de Portugal.