Espaço que ardeu na tarde desta quinta-feira, no concelho da Maia, é propriedade da Junta de Nogueira e Silva Escura e é explorado por uma empresa há cerca de três anos. O incêndio não provocou vítimas.
Corpo do artigo
Foi ao abrir o café Suspenso, no Monte do Calvário - ou da Senhora da Hora, como também é conhecido - e com vistas panorâmicas sobre Nogueira, na Maia, que as chamas deflagraram e destruíram, hoje à tarde, todo o interior, assustando funcionários e vizinhança.
“Ouvi uma espécie de explosão e assustei-me”, descreveu, ao JN, uma moradora da zona, onde se situam ainda a capela de Nosso Senhor dos Passos e o Centro Escolar do Monte do Calvário, cujos alunos tiveram de deixar o recreio, devido ao fumo do incêndio, que teve início pouco depois das 14 horas.
Apesar de o fogo ter consumido todo o café, não houve vítimas a registar.
Recuperação
“Segundo o que me foi reportado, quer pelos funcionários, quer por quem explora o café, o incêndio deu-se na abertura do estabelecimento, e terá sido provocado por um curto-circuito ao ligar o quadro elétrico”, explicou, ao JN, Luís Miguel Ascensão, secretário da Junta de Nogueira e Silva Escura, que é a proprietária do espaço.
Salvaguardando, contudo, que ainda serão feitas perícias para apurar o que aconteceu, sendo, também, necessário avaliar os danos na estrutura do espaço, o responsável disse que “não há, para já, uma estimativa dos prejuízos”.
O empresário que explora o café há cerca de três anos recusou falar com o JN, mas Luís Miguel Ascensão indicou ter a garantia do inquilino de que “no mais curto espaço de tempo possível irá revitalizar o espaço”.
SABER MAIS
Combate às chamas
O alerta foi dado pelas 14.15 horas, e para o combate às chamas foram mobilizados meios dos Bombeiros de Moreira da Maia e de Pedrouços.
Junta arrendou
O café chegou a ser explorado pela Comissão de Festas da Senhora da Hora, mas entretanto fechou. O atual Executivo da Junta de Nogueira decidiu arrendar o espaço a privados, e há cerca de três anos que o café é gerido por uma empresa do concelho.