O cais do Forte da Barra, onde atraca o ferry elétrico que faz a ligação à freguesia aveirense de S. Jacinto, afundou, impedindo que a embarcação transporte passageiros. Ontem ao final da tarde já estava parcialmente inundado e, entretanto, acabou mesmo por afundar.
Corpo do artigo
Segundo o presidente da Câmara de Aveiro, a “hipótese mais provável é que, como estamos com amplitudes de marés muito altas, quando a maré está baixa a ponte-cais toca no fundo e pode ter fissurado”. Isto terá levado à “entrada de água na caixa da ponte-cais”, provocando o seu afundamento, acrescenta Ribau Esteves.
Hoje há mergulhadores a inspecionar o local e, com recurso a eletrobombas, vão tentar tirar água do interior da ponte-cais, para que ela se eleve. Ainda não se sabe quando a situação ficará regularizada, pois só quando o diagnóstico estiver concluído será possível avançar para a devida reparação, adianta o edil
Para assegurar o transporte dos passageiros entre São Jacinto e Aveiro, a empresaAveirobus está a disponibilizar autocarros desde as 7 horas de hoje. As viaturas manterão os mesmos horários do ferry. A diferença está no tempo de viagem, de barco são cerca de 10 minutos, enquanto de autocarro demora uma hora para percorrer os cerca de 50 quilómetros entre Aveiro e São Jacinto.