Requalificação da envolvente do Farol de São Miguel-o-Anjo, no Porto, motivou demolição da Casa da Consulta.
Corpo do artigo
A polémica demolição da Casa da Consulta, no Cais do Marégrafo, na Foz, surge no arranque do projeto de requalificação daquela zona. Uma intervenção que, garante a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), que tem a jurisdição daquela área, "em tudo beneficiará o património envolvente e a cidade do Porto".
Aliás, o desmantelamento da Casa da Consulta não interferiu no mastro sinalizador da barra, prevendo-se a substituição do seu sistema elétrico. Com a nova instalação, esclarece a APDL, será possível "comandar todas as operações desde o interior das instalações dos Socorros a Náufragos".
No parecer favorável emitido pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), informa a APDL, é referido que a demolição da Casa da Consulta "produz claros benefícios", libertando "eixos visuais" para o rio e para o Marégrafo, este com "inequívoco valor patrimonial".
O projeto, de setembro de 2018, é dos arquitetos Alexandre Alves Costa e Sérgio Fernandez, do Atelier 15, e prevê a "reconstrução de um banco com costas e assento em reguado de madeira, fixado numa nova estrutura de betão armado", com "a necessária resistência" às agressões do mar.
Para a APDL, este equipamento, "apoiado no murete quebra-ondas existente, voltado à foz do rio, é um elemento do maior interesse para o usufruto do local, constituindo um ponto de essencial valor turístico".
Pequenas alterações
A par destas alterações, a requalificação da zona envolvente do Farol de São Miguel-o-Anjo prevê outras ligeiras mudanças, como "a construção de um pequeno armário metálico que servirá para guardar os jerricãs junto às embarcações, evitando transportes com percursos desnecessários".
A este pormenor está associada "a retificação e conclusão do murete que alberga todos os quadros elétricos, de gás e águas".
Detalhes
Corrimão em inox
O acesso ao mastro em situações de tempestade será garantido através de "um corrimão envolvente em aço inox, importante na definição do espaço da plataforma, valorizando-o, sem prejuízo da leitura total da paisagem".
Câmara e Junta
Tanto a União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde como a Câmara do Porto afirmam não terem sido informadas da demolição.