Foi lançada esta segunda-feira a primeira pedra da nova Unidade de Saúde Familiar de S. Miguel o Anjo, em Calendário, Famalicão. A nova infraestrutura deverá estar concluída em dezembro de 2025.
Corpo do artigo
Atualmente, a unidade de saúde agrega sete médicos que dão resposta a 12250 utentes, mas a nova edificação estará preparada para dar resposta a mais 1700 utentes e a ter mais um médico ao serviço.
“É uma melhoria para profissionais e utentes”, disse António Barbosa, presidente da Unidade de Saúde Local (USL) do Médio Ave, notando que além da melhoria nas condições físicas haverá também um parque de estacionamento para fazer face às necessidades.
O responsável notou que o início da construção da USF de S Miguel o Anjo dá o pontapé de saída a uma “espécie de revolução” nas infraestruturas físicas dos cuidados de saúde primários. Estas obras estão a ser realizadas pela Câmara Municipal que assumiu as competências dos edifícios na área da saúde.
Pois, além desta unidade a vila de Joane vai também ter uma nova USF, a USF da cidade será remodelada e construído um parque de estacionamento, e estão em desenvolvimento trabalhos para a edificação de novos centros de saúde de Ruivães e Nine.
Mário Passos, presidente da Câmara de Famalicão, espera que nos próximos “dois anos, dois anos e meio” as obras na área dos cuidados de saúde primários estejam todas terminadas e no terreno.
Entretanto, em outubro será inaugurada a área de ambulatório da saúde mental do hospital de Famalicão. Mas, António Barbosa assume que há outras necessidades e por isso está definido um plano de intervenção para ampliação e requalificação da unidade hospitalar que poderá ter financiamento europeu. O responsável diz aguardar respostas da tutela quanto a isso.