A Câmara de Santa Maria da Feira abriu, até dia 30 de abril, candidaturas para guias e monitores do património. A ideia é criar uma bolsa de técnicos credenciados, em regime de prestação de serviços, para realizar visitas ao património da cidade, com destaque para o Castelo da Feira.
Corpo do artigo
Os candidatos devem ter um conhecimento sobre o património de Santa Maria da Feira que permita orientar visitas de grupos de diferentes idades.
Além de português, os candidatos devem saber falar inglês, francês ou espanhol e ter “currículo relevante” em áreas como História, Arqueologia, História de Arte ou Turismo. Disponibilidade de tempo, considerando os horários de abertura ao público dos equipamentos culturais; experiência em atividades similares; excelente capacidade de comunicação; conhecimentos sobre a história de Santa Maria da Feira; gosto pela área da animação turística e pelo contacto diário com pessoas de várias culturas e nacionalidades; e idade igual ou superior a 18 anos são outras exigências do Município.
Os interessados devem enviar currículo para o email museuconventodosloios@cm-feira.pt com o assunto “Bolsa de Guias do Património”. Quem for pré-selecionado terá de fazer depois uma entrevista. Caso sejam escolhidos, ainda será necessário frequentar uma formação sobre o património feirense, ministrada pelo Município de Santa Maria da Feira.
“Mediante as necessidades e solicitações, os guias que integrarem a bolsa serão convocados para orientar grupos pré-identificados, de acordo com a sua disponibilidade, o idioma dos visitantes e o perfil do público-alvo”, acrescenta o Município.
Desde 2022 que a Câmara é responsável pela gestão do Castelo da Feira.