A Câmara de Santa Maria da Feira vai lançar o concurso público para a execução do designado projeto do “Túnel da Cruz”.
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Este processo é considerado como o “primeiro passo” para a concretização da obra que é reivindicada há vários anos e que visa a melhoria da circulação rodoviária dos utilizadores da EN223 e acabar com a “divisão” urbanística criada nesta zona da cidade.
A proposta para o concurso foi aprovada segunda-feira durante a reunião da Câmara Municipal. “Lançamos agora o concurso para a execução do projeto, passo absolutamente necessário para que se possa, após a conclusão do projeto, avançar com a obra”, justificou na ocasião o presidente da Câmara Municipal, Amadeu Albergaria.
O autarca lembrou que assumiu “perante esta Câmara Municipal” que o Túnel da Cruz “era prioritário para Santa Maria da Feira e para os feirenses, colocando-o à frente de outros projetos. Com persistência, estamos hoje a dar o primeiro passo para o início de um cronograma que nos levará à requalificação da Zona da Cruz”.
Após reuniões com vários ministérios, nomeadamente com o Ministério das Infraestruturas e Habitação, promovidas por Amadeu Albergaria, “a Infraestruturas de Portugal deu autorização para que o município avançasse com o projeto da obra”.
A autarquia esclarece que todo o procedimento “será articulado com a Infraestruturas de Portugal, conforme definido no acordo de colaboração”.
Contudo, “os custos associados à execução deste projeto são assegurados pela Câmara Municipal, que de acordo com o caderno de encargos do concurso público tem um valor base de 580 mil euros (acrescidos de 6% de IVA)”.
O projeto de Requalificação Urbana da Zona da Cruz (Túnel da Cruz) terá por base o Estudo Prévio já realizado pela autarquia feirense e submetido à aprovação da Infraestruturas de Portugal e pretende solucionar o congestionamento de tráfego rodoviário, as questões de acesso à cidade e a vivência da cidade.
A intervenção prevê a criação do Túnel na EN 223 (do KM22.60 ao Km 22.10), a criação de “grande praça” na cidade à superfície do túnel, a melhoria de acessos: duplicar o nó da A1, acessos ao Hospital S. Sebastião, nó de Picalhos e criar uma “nova” entrada norte, na Avenida da Europa.
A EN 223 é considerada um dos eixos viários “de maior importância no território, unindo os centros urbanos de Ovar, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Oliveira de Azeméis”. “É uma via estruturante de grande movimento, de tráfego inter-concelhio, que condiciona a relação funcional da zona sul com a zona norte da cidade da Feira. A EN 223 constitui um obstáculo físico à ligação do espaço urbano, condicionando todas as suas dinâmicas”, justifica a autarquia em comunicado.