Câmara da Feira oferece leitores de microchips de animais à PSP E GNR
A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira ofereceu às forças de segurança do concelho - PSP e GNR - leitores de microchips que permitem identificar e localizar de forma rápida e eficiente os proprietários de animais de companhia que se encontrem perdidos.
Corpo do artigo
Com a oferta destes aparelhos, fica simplificada a tarefa das forças de segurança que, a qualquer hora, poderão identificar os animais e devolver os mesmos aos legítimos proprietários.
A Câmara Municipal justifica que "são comuns os casos de animais de companhia que escapam à vigilância dos seus donos e que acabam por vaguear pela via pública ou serem alvo de roubo".
Num ato simbólico, o vereador do Pelouro da Proteção Civil, Ambiente, Espaços Verdes, Saúde e Ação Social, Vítor Marques, procedeu à entrega de leitores de microchips à PSP e GNR de Santa Maria da Feira e GNR de Lourosa, Santa Maria de Lamas e Canedo.
Coube ao comissário Ricardo Vasques Diogo, em representação da PSP, e ao alferes Tiago André Gomes Jorge, em representação da GNR, receber os dispositivos oferecidos pela autarquia.
A entrega de leitores de microchips é uma de várias medidas que a Câmara Municipal tem em curso no terreno, através do Serviço Médico Veterinário Municipal, "visando promover o bem-estar animal, o controlo da reprodução e a redução do número de animais errantes".
A autarquia tem, ainda, vindo a apoiar a criação de colónias de gatos de rua, oferecendo a esterilização e a identificação eletrónica dos mesmos.
A realização de campanhas anuais de esterilização gratuita de cães e gatos, cujos titulares sejam residentes em Santa Maria da Feira, e de campanhas de vacinação e identificação eletrónica a custos reduzidos são outras medidas implementadas "com grande sucesso no território, considerando o crescente interesse e a adesão dos munícipes a estas medidas".
Para os animais adotados no Canil Intermunicipal da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria e no Canil Municipal de Santa Maria da Feira, a Câmara suporta a totalidade dos custos da esterilização, vacinação, desparasitação e colocação de microchip para identificação eletrónica do animal, como medida de incentivo à prática da adoção animal.