O município da Murtosa abriu candidaturas para o apoio ao arrendamento habitacional para o ano de 2025, que decorrerá até 26 de março. No último ano, a autarquia apoiou 46 famílias, num investimento de cerca de 50 mil euros.
Corpo do artigo
"O apoio ao arrendamento habitacional apresenta-se como um mecanismo complementar a outras vertentes de apoio municipal no domínio da Habitação Social, nomeadamente o programa de realojamento e a atribuição de lotes para autoconstrução, implementados pela Câmara Municipal, no sentido de criar respostas para as famílias que revelam necessidade de uma habitação condigna", afirma o munícipio em comunicado.
O programa, que apresenta soluções diferenciadas para várias carências socioeconómicas, foi lançado em 2012 pela Câmara Municipal e tem como objetivo ajudar as famílias mais "desprovidas de recursos financeiros" no acesso ao arrendamento de habitação. As candidaturas para este ano já estão abertas e irão decorrer até ao dia 26 de março.
"Além de apoiar as famílias carenciadas, contribuindo, desta forma, para a eliminação de situações de precariedade, o programa de apoio ao arrendamento habitacional pretende, igualmente, introduzir um dinamismo acrescido no mercado local de arrendamento, estimulando, por via do incremento na procura, o aumento da oferta", esclarece a autarquia.
Em 2024, o município apoiou 46 agregados famíliares do concelho, num investimento global de 50 mil euros.
As famílias que se queiram candidatar, podem solicitar mais informações junto do Setor de ação social da Câmara Municipal da Murtosa.