A Câmara da Póvoa de Varzim vai apoiar com 300 mil euros a construção do Centro Residencial Divino Salvador, em Navais. A obra, que arrancou em junho, deverá estar concluída em março de 2026. O novo equipamento criará 40 vagas em lar, 25 em centro de dia e 30 em apoio domiciliário.
Corpo do artigo
“Vamos comparticipar 30% do valor não financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”, explicou o presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, na final da reunião do Executivo. O autarca lembrou que o município pagou já a compra do terreno, no valor de 340 mil euros. João Trocado, vereador do PS, votou a favor da proposta. O socialista lembrou que a Póvoa tem carência de vagas em lar e este investimento é “legítimo e muito bem-vindo”.
O Centro Social e Paroquial de Navais abriu portas em 1985. Neste momento, tem 30 crianças em creche, 50 no pré-escolar e 35 no centro de estudo. A nova estrutura era um anseio antigo da instituição, que não tem qualquer valência na área da 3.ª idade. O novo edifício do lar (rés-do-chão e 1.º andar), que está a ser edificado junto à Igreja de Navais, vai custar 3,16 milhões de euros, dos quais 2,13 milhões financiados pelo PRR. Será a primeira estrutura residencial de apoio a idosos da freguesia.